Começa a Semana de Avaliações Bimestrais!

APROVEITAMENTO ESCOLAR

Para se dar bem nas provas

Logo, logo o fim do bimestre está aí e começam as provas. Pois então saiba que a melhor receita para se dar bem nos exames é prestar atenção nas aulas, fazer as lições no prazo e estudar um pouco todos os dias. Assim, você fica preparado e, quando a prova estiver perto, vai ser preciso apenas revisar o assunto.

Lembre-se de que prova não é nenhum monstro nem o fim do mundo. Tem gente que fica supernervosa na hora e não consegue nem entender direito as questões. Outras pessoas acham que não vai dar tempo e ficam tão apressadas que respondem às perguntas de qualquer jeito. E tem ainda quem se distrai com qualquer barulho ou movimento e acaba se atrapalhando. Por isso, é muito importante relaxar e fazer a prova com tranqüilidade. Se você entendeu a matéria, não há por que ter medo. Assim que receber as folhas, leia as questões com calma e concentração. Caso tenha alguma dúvida nos enunciados, chame o professor e peça que explique melhor.

Outra dica valiosa é responder primeiro às perguntas que você tem certeza. Assim, você ganha mais confiança e sobra mais tempo para resolver o resto. As provas são só um jeito de os professores saberem se você aproveitou bem as aulas. Veja, abaixo, as dicas da coordenadora de educação infantil e ensino fundamental 1 do Pueri Domus e colégio Santa Maria, Mirna Forti:

• Veja com antecedência o que vai cair na prova para não chegar lá boiando. Estude todo o conteúdo e faça exercícios. Uma sugestão é fazer de conta que está dando uma aula para alguém. Assim você vai repetir o conteúdo, entendê-lo e memorizá-lo.

• Concentre-se nos estudos e, de tempos em tempos, faça pausas para o cérebro descansar um pouco. Ah! Procure dormir bem, principalmente na noite antes da prova.

• Antes de sair de casa, confira se o material está completo. Pedir lápis, borracha ou outra coisa emprestados pode tirar a sua concentração.

• Chegue cedo à escola, pois assim você pode se concentrar melhor. Um atraso vai deixá-lo nervoso ou mesmo fazer com que perca as instruções antes do início da prova.

• Caso não entenda algo, chame o professor. Mas não adianta chamá-lo para tentar conseguir alguma informação. Isso só vai fazer você perder tempo.

• Antes de escrever as respostas, lembre-se do que estudou, da aula que você deu e elabore uma resposta mentalmente. O texto ficará mais claro e completo.

• Concentre-se na prova e tente não prestar atenção em quem está passando no corredor ou no colega ao lado, que não pára de se mexer. Se você se distrair, perde tempo para resolver uma questão difícil.

• Em um problema de matemática, deixe todas as anotações na folha, sem rabiscos. Mesmo que o resultado esteja errado, o professor vai poder dar pontos caso o raciocínio esteja certo.

• Se o exame for de testes, tente eliminar primeiro as respostas que não estão corretas.

• Atenção nos enunciados! Muitas vezes, eles estão na forma negativa. Por exemplo: “Qual destes países não participou da colonização da América Latina?”

• Em perguntas de verdadeiro ou falso, fique atento nas “pegadinhas” (palavras como “sempre” ou “nunca”, por exemplo), que podem confundi-lo.

• Nas redações, faça exatamente o que o enunciado pede. Não fuja do assunto! Você perde pontos com isso.

• Calcule o tempo para que sobrem alguns minutos para uma revisão final. Relendo todas as respostas, dá para corrigir erros que ficaram pelo caminho. Não tenha pressa de entregar a prova nem fique nervoso se notar que seus colegas estão fazendo isso antes de você. Vá no seu ritmo.

• Colar não vale a pena. Além de correr o risco de ser pego pelo professor, você não vai aprender nada.

• Entregue a prova limpa. Um monte de rasuras vai dificultar a leitura do professor, que terá mais dificuldade para entender suas respostas.

Texto: Júlia Moiól.

Retirado do Blog “Educar para crescer”, da Editora Abril, Recreio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s