Histórias do futebol daqui e de lá.

O Bela Vista na Europa nos anos cinqüenta

footballeur01.gif (2935 bytes)footballeur01.gif (2935 bytes)footballeur01.gif (2935 bytes)footballeur01.gif (2935 bytes)footballeur01.gif (2935 bytes)



Nos anos cinqüenta era fato comum os times de futebol brasileiros excursionarem na Europa, participando de amistosos e campeonatos europeus. Não há como negar que a proposta de excursão do time Bela Vista Futebol Clube, de Sete Lagoas, foi uma das mais marcantes aventuras do pequeno time mineiro. O grande feito do time foi ser derrotado em todas as partidas das quais participou; a grande vitória foi ter perdido apenas por um gol de diferença do maior time do mundo na época: O Real Madrid. Por quais motivos o Bela Vista foi tão mal sucedido? As causas prováveis foram a carona no sucesso da seleção brasileira em 1958,  a falta de apoio e estrutura logística para a turnê e o despreparo  estratégico do clube para enfrentar adversários tão bem preparados.

A seleção brasileira tinha vencido o mundial de 58 e nenhum dos jogadores do Bela Vista havia participado dela. O sucesso dos outros acabou por abrir passagem para o time: brasileiro é bom de bola, setelagoano melhor ainda. Os contatos foram feitos e a equipe embarcou do Rio, uniformizada e sorridente, anunciando que venceria os pequenos clubes europeus. Mal sabiam eles que os melhores times da Europa seriam seus adversários. Posando como vitoriosos, estava garantido, ao menos nas fotografias, o mesmo sucesso da seleção – era o início do memorável fiasco.

A falta de apoio e estrutura logística contribuiu para o fracasso total do time. Apenas dezesseis jogadores formaram o plantel , que enfrentaria cerca de trinta jogos no exterior. Já na primeira derrota, os dirigentes do clube desapareceram para ver as corridas de cavalo na França, e o próprio técnico decidiu começar suas férias e conhecer o mundo.Os jogadores ficaram sozinhos e Gaia, o veterano do time, assumiu o comando,  não evitando que o time fosse goleado por 12×1 pelo Newcastle diante de vinte e cinco mil expectadores.A moral do time despencou. Restava apenas manter a honra e a garra e jogar, agüentando a pressão do Conselho Nacional de Desportos para que o time voltasse para casa. Ninguém voltou, era preciso honrar os compromissos.

A garra não evitou o vexame internacional. O despreparo  estratégico do clube diante dos adversários invencíveis deu conta do restante da desventura. Sem coordenação, em meio à desorganização total do clube e sofrendo pressões até do Itamarati para voltar ao Brasil , os jogadores decidiram retornar. Não sem antes aproveitar que não havia lugares no avião e jogar mais duas partidas, cujo resultado ninguém sabe até hoje: nem a imprensa divulgou,  nem os próprios jogadores contaram…

De carona no sucesso dos outros, abandonados pelos dirigentes e pressionados pelo CND e até pelo governo brasileiro, os  craques do Bela Vista voltaram para casa setelagoana, como um incrível exército de Brancaleone , trazendo  como  ás na manga  o fato de terem na memória o dia em que o Bela Vista perdeu por apenas um gol de diferença para o maior clube de futebol do mundo.

footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)footballeur03.gif (1760 bytes)

footballeur03.gif (1760 bytes)

Texto: Jhonathan, ex- aluno da escola, graduando em Educação Física(Bacharelado) na UNIFEMM.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s