Símbolos da Páscoa IV: A Coroa de Espinhos.


Diz O IMPERADOR:
Se eu pudesse falar contigo e tu me ouvisses, te diria para que tenhas muito cuidado ao eleger os que devem reinar sobre ti tanto no mundo espiritual como no mundo material. Te diria para meditares sobre o significado da Coroa de Ouro e da Coroa de Espinhos. Com certeza vais descobrir a grande diferença sobre o que tu e os teus terão quando eleges para reinar sobre ti um Rei que busca a Coroa de Ouro ou outro que busca a Coroa de Espinhos. É muito simples, aquele que busca a Coroa de Ouro busca quase tudo para si e para os poderosos que o seguem. O pouco que sobra destina para ti e os teus. O que busca a Coroa de Espinhos busca o máximo para ti e os teus e reserva para si apenas o sacrifício de servir. Esta é uma das coisas que quero dividir contigo e que está espelhada no simbolismo contido em mim.

O que é coroado com a Coroa do Sacrifício ou o que é coroado com a Coroa da Vaidade e da Presunção? Qual preferes? Qual vai reinar melhor sobre seus súditos? Sobre seu país? Qual vai buscar o melhor para todos? Qual vai dar prioridade no seu reinado a atender primeiro aos que sofrem? Qual vai sofrer cada vez que ver um sofredor? Qual vai sentir em si o sofrimento de todos? As respostas são tuas. Quero apenas te falar um pouco sobre as duas coroas.

A Coroa de Ouro é a coroa da presunção, da vaidade, do prazer de ter um reino sob seus pés, do saber tudo, do achar que é capaz mesmo que ninguém mais ache, do dar prioridade aos ricos e poderosos, dos palácios distantes do povo, das condecorações, das festas onde só os nobres são convidados, enfim, daquele que já se acha rei mesmo que nunca o seja de verdade. Aquele que reina assim, ou que pensa em reinar assim, é incapaz de ver brilho senão no ouro. É incapaz de enxergar caminhos que possam ser trilhados e por onde todos caminhem com honra e dignidade. Eles só conseguem ver caminhos que conduzem a palácios e por onde só os ricos e poderosos caminham. Não são capazes de olhar para o simples. E por serem incapazes de olhar para o simples não conseguem perceber que é simples dar o que seus súditos precisam. E de palácio em palácio reinam sobre ti e os teus com a coroa que tu mesmo colocastes sobre a sua cabeça. Se eu, IMPERADOR, agisse assim estaria sentado no trono e, como não estou, não me identifico com este tipo de “IMPERADOR”. Na verdade nada tenho com este “IMPERADOR”.

A Coroa de Espinhos é a coroa do serviço, do sacrifício, da impessoalidade, do sofrer junto com os seus, da ausência total de orgulho e vaidade, do trabalho sem descanso, do esquecer de si e do reinar sem nunca sentar no trono. Do que sabe que o trono, no qual apenas se encosta, não é seu e sim de seu povo. Daquele que trocaria o sacrifício de um de seus “súditos” pelo seu próprio. Do que disse “meu reino não é deste mundo” numa alusão clara da maneira que deve se comportar aqueles que reinam ou administram o que é coletivo. Esquecer como o mundo reina para poder “reinar” com todo mundo. Com este IMPERADOR eu me identifico. Este IMPERADOR eu sou. E sei que esta é a única e verdadeira forma de reinar. Só vou conseguir rir quando todos os meus “súditos” estiverem rindo. Só vou sentir felicidade se todos os meus “súditos” estiverem felizes. Este é o verdadeiro IMPERADOR.

Sei que a todo o momento és chamado a coroar alguém tanto no mundo material como no mundo espiritual. Sei, também, que não acreditas em mim como realmente sou. Já se passaram mais de dois mil anos que o caminho do reinado real foi ensinado, e continuas acreditando que a Coroa de Ouro sou eu.
Lembra do que foi dito: “se falasse em meu próprio nome acreditariam em mim, mas como falo em nome daquele que me enviou, não acreditam.”

TENHA PAZ E SEJA FELIZ

O IMPERADOR

Publicado por Samine em 8/6/2003
Assunto: Hermetismo Cristão

O mundo lúdico de Samine, http://www.cigano.net.

Um pensamento sobre “Símbolos da Páscoa IV: A Coroa de Espinhos.

Deixe uma resposta

