Relato de memória: oficina de produção textual no 6º ano vespertino

Os alunos do sexto ano II do turno vespertino realizaram ao longo desta semana de provas bimestrais uma oficina de gêneros textuais para trabalhar o RELATO DE MEMÓRIA. Foi proposto que cada aluno trouxesse para exposição em sala de aula seu acervo de fotos pessoais.O aluno que não tivesse fotos poderia trazer desenhos ou recortes representativos das fases do nascimento e infância ou relembrar o passado através de brinquedos antigos.Cada aluno teve a tarefa de selecionar as imagens que mais marcaram a sua vida e história e a ela associar uma lembrança que pudesse ser transformada em narrativa oral e escrita.Cada estudante expôs o seu acervo para visitação dos colegas e, ao invés dele mesmo construir o seu relato de memória, escolheu um parceiro para o qual contou oralmente o seu relato e  o parceiro, após a narrativa, realizou a tarefa de escrever o registro da memória narrada, transformando-a em produção de texto. Como há dificuldades de socialização entre os alunos, uma segunda opção foi formar duplas entre os colegas de classe que tinham maior dificuldade de relacionamento interpessoal, de aprendizagem ou que já tivessem tido entre si conflitos ou problemas.Durante a oficina os alunos com maior habilidade para a escritura de texto orientaram os colegas com mais dificuldade na redação dos registros.Uma boa proposta para aproveitar melhor o tempo das aulas após as avaliações bimestrais. O resultado foi surpreendente!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s