PAV:Projeto Acelerar Para Vencer

Sob a orientação da professora Isabel Barbosa Medeiros, a equipe de educadores do Projeto Acelerar para Vencer da E.E.Messias Antônio Guimarães organizou, no mês de março de 2009, um projeto de conscientização da importância dos valores da escola, com ênfase na DISCIPLINA.Os educadores e educandos tiveram a oportunidade de discutir as regras e normas disciplinares da escola , criando circunstâncias de diálogo sobre a importância das regras e normas na vida e na escola, da organização e da criação de um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem e ao convívio pacífico e respeitoso entre educadores e educandos no espaço escolar.A professora Isabel organizou um guia prático das regras e normas da instituição, priorizando as condutas e valores essenciais à qualidade na educação.De posse desse guia, os professores desenvolveram, junto com os educandos do PAV , oficinas de produção textual, divididas nas seguintes etapas:

1.Leitura e discussão coletiva do guia prático de normas e regras escolares e do valor da disciplina no espaço escolar;

2.Estudo e organização seletiva das informações com leitura , criação e veiculação de TEXTO INSTRUCIONAL com o consolidado das normas.Os alunos discutiram o gênero proposto em grupo, cada grupo ficando responsável pelo estudo de uma regra e redação orientada e sintética de seu conteúdo;

3.Após tal organização, os educandos  fizeram a escolha das diversas linguagens e mecanismos de entendimento, valorização e divulgação das normas, selecionando ilustrações, e organizando, sob forma de CARTAZ, um mural das regras disciplinares e de convivência no espaço escolar.

4.Os educandos fizeram, como ponto de culminância, a apresentação dos cartazes e sua divulgação no espaço escolar, organizando um painel itinerante com os resultados e registros de suas produções textuais.

5.Após as oficinas propostas, os alunos assinaram um termo de compromisso como marca do vínculo responsável entre os pais, educandos e educadores na construção dos valores de disciplina e responsabilidade essenciais à criação de um ambiente favorável e adequado à produção de conhecimento e ao desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao processo de ensino/aprendizagem.

Todos os registros relativos ao projeto e as dinâmicas de sua realização se encontram à disposição dos interessados com  a professora Isabel Barbosa Medeiros, coordenadora das atividades do PAV na instituição. 

2 pensamentos sobre “PAV:Projeto Acelerar Para Vencer

  1. Professora Isabel Barbosa, li sobre o guia prático de regras que você organizou no PAV e fiquei interesada no seu trabalho. Sou supervisora na minha escola. Tenho pouca experiência e estou perdida juntamente com os professores sem saber o que fazer com a turma do PAV iº e 2º período.São alunos na maioria indisciplinados e analfabetos e não sem o que fazer. Preciso de ajuda e acho que você pode me ajudar. Trabalho na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Topázio, distrito de Teófilo Otoni. Desde já obrigado. Eunice Ferreira de Barros.
    Topázio 29 de março de 2011.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s