Projeto de leitura:atividades com o livro literário.

Estamos divulgando, a pedidos, os combinados para o uso da biblioteca escolar e atividades com o livro literário, que realizamos em 2008.Confira quais atividades podem ser aproveitadas para o ano de 2009.Boas leituras!

Combinados para o uso da biblioteca escolar e atividades de leitura

Querido aluno:

Para melhor andamento de nossas atividades de leitura, discutimos os seguintes combinados, de forma a garantir um andamento tranqüilo em nossa rotina de atividades em língua portuguesa:

1.Respeite as regras e normas para o uso da biblioteca escolar;

2.Pelo menos uma vez na semana, realize um empréstimo de livro literário ou de qualquer outro título disponível na biblioteca para empréstimo.Leia o livro com dedicação e prazer, se envolva com os textos , curta a viagem da leitura,novas aventuras, coloque-se no lugar dos personagens,  envolva-se com todos os enredos e tramas que as histórias trarão para a sua vida. Conheça novos lugares, novos pensamentos e sentimentos e interaja, de fato, com o livro. Deixe-se levar pelo prazer da leitura e aproveite para dirigir a sua atenção, o seu prazer e aprenda um pouco mais sobre as pessoas, os relacionamentos, as culturas e as diferentes formas e pensar e agir sobre a realidade.

3.Combine o melhor horário e dia da semana para empréstimos e renovações de livros.Os alunos que já são fãs de carteirinha dos livros, e já estão se tornando “ratos de biblioteca” , poderão combinar duas ou mais vezes por semana as idas à biblioteca.(Vocês poderão usar um dia da aula de português para empréstimo e renovação de livros, porém lembrem-se de que combinamos de descer de cinco em cinco alunos, e nada de voltinhas pela quadra,pelos banheiros, ir até a sala dos “chegados” ou bater um papinho e nunca mais voltar.Use bem a liberdade de ir e vir.Se você tiver dúvidas quanto a que livro escolher, peça sugestões aos colegas leitores, à bibliotecárias e aos professores.Nada de ficar três horas escolhendo um livro, e atrasar os colegas que estão esperando pela sua vez.)


Nota:As bibliotecárias já agendaram os empréstimos por turma, siga o seu horário e não se esqueça de trazer o  livro para renovação ou novo empréstimo nas datas e horários de sua turma.

4.Retire livros variados, escolha sempre um livro adequado à sua faixa etária.Alguns alunos estão lendo livros de banho, pré-livros, fábulas para crianças.Eles são deliciosos de ler, porém varie a qualidade dos textos que você lê, e sobretudo procure ler textos de diferentes gêneros.Este ano estamos enfatizando a leitura de crônicas, contos,novelas e romances.O ano passado lemos todas as coleções de poesia, folclore, adivinhas, piadas, e textos curtos.Procure ler as antologias indicadas pelo MEC para a sua série, e não deixe de ler as revistas e jornais que estão disponíveis na biblioteca, como a “Recreio”, os números da “Superinteressante”,”Mundo Jovem”,”Ciência  Hoje”e outros títulos que você não pode perder.Não se esqueça de ler as HQs, sobretudo as coleções do Asterix , Turma da Mônica ,Mafalda (temos a coleção completa) , os do Ziraldo, e os Marvel Comics.

5.Para registrar ou catalogar as suas leituras, você pode criar um caderno, uma agenda, um bloquinho.Todo mundo já está meio cansado daqueles fichamentos chatérrimos para verificação de leitura, em que você tem que fazer sempre as mesmas coisas ,como anotar o livro, o autor, a editora e até a tiragem, além de fazer o resumo da obra.Proponho para este ano algumas das atividades que fizemos no ano passado e que podem ser melhor aproveitadas.Vai aí o roteiro delas:

Roteiro:

Ao ler um livro, escolha, dentre as atividades abaixo, aquela que você acha mais prazerosa, adequada ou coerente com as  idéias e histórias lidas.Varie de atividade para cada livro lido, para não ficar repetitivo:

A.Os velhos resumos e fichamentos da obra ;
B.O reconto oral da história, com apresentação em sala de aula;
C.A encenação(teatro) da história ou de um trecho dela , com apresentação em sala;
D.A transformação da história em texto ilustrado, usando o que você aprendeu sobre os quadrinhos e planilhas de desenho ,na forma de cartaz , cartilha ou outro registro imagético;
E.A maquete da história,com várias cenas da narrativa, que pode ser feita a partir de materiais reciclados, representando os elementos cênicos,usando técnicas de fantoche, suporte com palitos, colagem em isopor, flutuação com nylon,colagens, etc;
F.Criação de música ou paródia que aborde a temática do livro, seu enredo,etc.Alguns alunos são da corporação musical e poderão tocar e acompanhar seus colegas nesta tarefa;
G.Criação de um jornal escrito ou falado sobre a obra lida,a ser apresentado na sala ou exposto, com entrevistas, câmeras de papelão, enquetes, etc;
H.A transformação do conteúdo do livro em jogos lógicos,quebra-cabeças, perguntas e respostas,baralho de fatos,júri simulado para defesa deste ou aquele personagem ou idéia exposta pelo livro;
I.Elaboração de resenhas indicando ou não o livro para leitura, e apresentando o seu ponto de vista sobre a obra;
J.Confecção de teatro de bonecos, marionetes, teatro de sombras ou jogos de mímica com narração ao fundo para apresentação do enredo ou de parte dele, etc.

Estas são algumas sugestões de atividades, que podem ser expostas numa mostra aberta ou exposição de trabalhos na última sexta-feira de cada mês,por exemplo.Um dia, quando dispusermos de mais recursos, poderemos também fazer animações,fotografias,filmagens,powerpoints, curtas-metragens, vídeos,e recriações bem legais das histórias lidas, e criar até blogs  para divulgar as atividades.

animalani09

Professora Denise Almeida  – Língua Portuguesa (março de 2008)

About these ads

Sobre Dedé Almeida.

Escola pública da rede estadual de Minas Gerais.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s